top of page
Buscar

ILSD Brazil 2025: Avanços que Transformam a Proteção Contra Descargas Atmosféricas

  • Foto do escritor: Filipe Morais
    Filipe Morais
  • 30 de jun.
  • 1 min de leitura

ILSD Brazil 2025 no IEE USP, é uma imersão técnica essencial para quem atua com segurança elétrica. Ao longo de dois dias, especialistas de todo o Brasil e do mundo compartilharam tecnologias, estudos e práticas que impactam diretamente a segurança de instalações industriais e civis e pessoas. Um dos grandes destaques foi a nova abordagem que será adotada na próxima revisão da NBR 5419, trazendo mais praticidade, clareza e precisão na elaboração das Análises de Riscos, além de uma integração mais robusta junto à próxima versão da NBR5410.



Na Cane Engenharia, já alinhamos nossos serviços a essas evoluções, oferecendo soluções completas em proteção contra descargas atmosféricas com base em três pilares: projetos técnicos de SPDA e aterramento, monitoramento contínuo de descargas atmosféricas e treinamentos em procedimentos de segurança conforme a NBR 16785. Com uma análise de riscos bem-feita, é possível garantir segurança operacional, evitar paradas inesperadas e, ainda, otimizar investimentos ao eliminar soluções superdimensionadas ou ineficazes.



O ILSD também foi uma excelente oportunidade de troca com grandes nomes da área. Agradeço as conversas com a equipe da Termotécnica (NORMANDO ALVESJoão Marcos Dantas e Gabriel Luiz Silva Almeida), com Alex Muzzi da AT3W, representantes da Aplicaciones Tecnológicas, aos colegas da Vale (Helberth Gonçalves e Tamires Rodrigues), aos Doutores Miltom Shigihara e Jobson Modena e, em especial, ao Dr. Hélio Sueta, idealizador do evento no Brasil e referência absoluta no tema. Com o ISLD, o Brasil segue evoluindo com responsabilidade técnica e foco em soluções inteligentes.



 
 
 

Comentários


bottom of page